Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de setembro de 2011

MÃE NÃO EXISTE NENHUM SUPER HERÓI PRETO!!!!!!


 

Após meu filho de 4 anos ter a percepção das injustas relações raciais brasileiras e ainda protestar o fato de não haverem super heróis negros que possa identificar-se, e eu na tentativa de consolá-lo e acalmar os ânimos dei uma desculpa que somente retarda o futuro papo sobre racismo e sociedade, que em breve terei que ter com ele para que possa entender e sobreviver nessa sociedade "igualitária", por conta de sua cor de pele, precisei correr atrás do prejuízo !!!!
Comecei  a estudar e pesquisar sobre as questões raciais na educação brasileira. Conheci muito gente boa e troquei informações com irmãos que vivem os mesmos processos em casa!!!! Abri várias oportunidades de discussões sobre o tema e para diminuir minha angústia sempre arrumavam algum "super-herói coadjuvante" para consolar minha aflição!!!!!
Onde estarão os protagonistas!?!?
Estamos em pleno século XXI em um país cujo a Constituição Federal diz que somos iguais perante ela!!!! Iguais em relação ao que, se somos tratados com diferença e invisibilidade?!!!!
Para um país mestiço tínhamos a obrigação de produzir brinquedos, revistas e personagens com a nossa cara!!! Que democracia racial é essa!?!? Entrei outro dia nas Lojas Americanas e no seu encarte de dia das crianças só haviam crianças brancas... as bonecas todas loiras de olhos azuis!!! Como assim?!!!!! Nossas crianças negras não consomem!?!? Somos obrigados a conviver somente com esse tipo de brinquedo, nossas crianças brancas não terão outros modelos que não somente as reflitam!?!? Como desenvolver o respeito e a valorização da diversidade!!!!
E depois querem criticar o regime de cotas...
Andanças e mais andanças encontro-me com um lindo personagem chamado KIRIKU que para mim é o "Super herói" de todos os super herois!!!!!
Um menino africano que dá um show de moral e valores humanos, desenho que em meus trinta e poucos anos nunca havia me deparado com coisa parecida!!!! Fiquei muito emocionada e vi meu filho ao terminar de assistir se auto denominando de Kiriku:
- "Ô mãe, eu vou ser o Kiriku. Quero ver de novo. Compra mais pra mim!!!!"
 Naquele momento percebi que era daquilo que nossas crianças pretas precisam, referências fortes e boas que retratem nossa diversidade humana e que lhe possibilite se enchergar no outro positivamente!!
Tão simples e tão complexo pois, sensibilizar os produtores que em sua grande maioria fazem parte de uma elite branca e dominante, que cresceram com modelos, bonecos e bonecas loiras do olhos azuis, e que são educados invisibilizando o não-branco, pois estes lhe servem como elemento de exploração... Valorizar e contemplar a diversidade não deve está em primeiro plano!!!!
Com a dor e inconformidade de constatar essa cruel injustiça racial e social é que tive forças para buscar exaustivamente, catucando aqui e ali, pois não localizamos obras similares nas maiores redes comerciais, cheguei ao encontro de outros bons personagens que pude trazer para o universo de meu filho, e aos poucos trabalho as questões étnico-raciais em casa e no contexto do meu trabalho.




Trailer do filme - Encontrei dublado nas Lojas Paulinas (Edições Paulinas)



Agradeço ao amigo João Olinto que me apresentou ao Super Shock e gravou a 1ª e 2ª temporada para que Denzel se acabasse de ver um super herói preto e protagonista, embora não tão famosos quanto o Batmam e Super Homem!!! Com o contato começou a se intitular como Super Shock e queria muito levar o vídeo para escola para mostrar a seus amigos!!!



Alguns Livros que apresentei para meu filho:





Esse livro é recomendado em muitos projeto de educação para o desenvolvimento de trabalhos que valorizem a criança negra elevando sua auto estima, mais o trabalho não é puro e simples assim!!!
Quando Denzel teve contato com o livro inverteu toda a história, pois disse que como queria ter filhos brancos, ao contrário do coelho que passa a história toda admirando a cor da pele da menina, que iria casar-se com uma menina branca para que seus filhos tenham uma pele mais clara que a sua!!! Dorme com essa!!!! O trabalho por aqui será árduo!!!!! Mais a luta continua!!!!




Indico também a livraria dedicada a livros étnicos. Por lá é possível conhecer outros muito títulos que estão ainda nos "guetos" populares!!!!!!!


Espero está contribuindo!!!!
Abraços a todos!!!
A luta continua...
Viviane Rodrigues

Mensagem para refletir:




Nenhum comentário:

Postar um comentário