Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA URGÊNCIA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS

Semana Pedagógica - Projeto Crescendo com Manguinhos 2010.

Fiz pedagogia, psicopedagogia, história e esqueceram de falar das relações raciais na educação, é mole!?
Se Freire diz que educar é um ato político, acho que esse esquecimento pode não ter somente relação com um descuido... Enfim, não adianta reclamar o leite derramado!!!! Temos que ir a luta... Foi assim que o povo negro conseguiu chegar aos dias atuais, vivendo, aprendendo, fazendo, reinvindicando...


Acredito que as palavras de ordem e, em emergência para nós educadores é “Formação Continuada”. Sem permanecer em metamorfose intelectual não dá para fazer valer uma educação de qualidade que atenda as demandas e transformações sociais!!!!

Em minhas andanças tive a oportunidade de participar das 10 Conferências sobre África e Africanidades na UERJ em 2010 tive a felicidade e perspicácia de ouvir e pegar o contato de Angela Maria Pereira Ramos que trouxe a temática da Literatura infantil e as questões raciais.
Tive a oportunidade de conhecer seu artigo “Tem negro nessa história” no qual fiquei muito encantada, e que de alguma forma me iniciou na temática. Segue o link de onde encontrá-lo:

Angela Ramos
Como meu lema tem sido “multiplicar o pão” tratei de convidá-la para vir e falar com minha equipe de trabalho sobre suas pesquisas relacionadas ao tema, e com muito talento Angela Ramos trocou conosco suas experiências em educação das relações étnico raciais na literatura, trabalhou com dinâmicas, trouxe livros, trecho de vídeos para reflexões, etc.  
                                     Eu iniciando a caminhada... ainda com meus alisados cabelos.


Vídeo para Reflexão: Os perigos de uma única história


Espero que procurem caminhos como esse e se retroalimentem para missão educar, numa perspectiva de transformação e justiça racial!!!!
Inté!

Um comentário:

  1. Sua iniciativa é plausível. Sinto-me honrada em ter podido dar uma pequena contribuição. Sucesso e muito Axé em sua caminhada. Parabéns!

    ResponderExcluir