Meu projeto Recriando Olhares... trouxe nos meses de outubro e novembro a África para sala de aula, com o objetivo de recriar olhares para nossa ancestralidade tão estigmatizada com os olhos da pobreza, míséria e conflitos políticos em prol da riqueza e diversidade de sua cultura que resistiu ao saque europeu (de homens escravos e riquezas), não favorecendo a alta auto estima dos nossos jovens afro descendentes.
PRIMAVERA AFRICANA
Em minhas andanças a procura de África conheci uma senhora chamada Rivanilda moradora de Bangu e depois de muitos troca-troca soube que faz um trabalho maravilhoso: "Desfiles Fashion Afro", no qual organiza eventos e viaja para vários locais. Como "Rede de Relação" é tudo (já diz minha coordenadora pedagógica Sandra Vivoni) trocamos telefone e já pensamos numa possível parceria, que concretizou-se numa oficina que entitulamos "Primavera Africana".
A escolha foi trabalhar com o grupo étnico Ndebele da África do Sul e para isso contextualizamos com vídeos sobre a cultura Ndebele no mundo.
A escolha foi trabalhar com o grupo étnico Ndebele da África do Sul e para isso contextualizamos com vídeos sobre a cultura Ndebele no mundo.
Fiquei pasma quando vi que existia uma coleção Afro Mania de melissa. Deve ter esquecido de anunciar na TV...!?!?!?
Após os vídeos e depois de um bate papo sobre diversidade cultural e invisibilidade, inspirados nessa arte alegre e peculiar africana colocamos a mão na massa e iniciamos o trabalho.
ATIVIDADES:
- Apresentação da cultura e artes da etnia Ndebele (África do Sul)
- Confecção de bonecas de tecido Ndebele
- Confecção de painel “Vida em Ndebele”
Com os tecido secos, corte e colagem para preparar as bonecas de pano Ndebele
A atividade foi um sucesso e possibilitou que falássemos de outros assuntos ligados as questões raciais como preconceito, racismo, discriminação e respeito a diversidade. as bonecas serão expostas na Semana da Consciência Negra de 16 a 19/11.Com os tecido secos, corte e colagem para preparar as bonecas de pano Ndebele
DESFILE AFRO-FASHION
OBJETIVO GERAL: Comemorar o dia Nacional da “Consciência Negra” favorecendo as relações de respeito e solidariedade na convivência social, ampliando o conhecimento dos jovens sobre a diversidade cultural africana e afro-brasileira reconstruindo conceitos, incorporados aos objetivos previstos na Lei 10.639/03.
ATIVIDADES
- Apresentação dos países africanos e suas vestimentas;
- Escolha das vestimentas e do país que representará;
- Ensaio para um desfile Afro-fashon;
D. Rivanilda trouxe diversas roupas para que as crianças possam escolher e representar um país do continente africano, em desfile pela Consciência Negra.
Cada roupa representava um país e em sua narrativa foi descrevendo algumas características geográficas da região...
Contato Rivanilda: Rivas Produções_ Desfile afro: rivaodara@hotmail.com
Espero que ter lançado sementinhas...
Os bastidores do evento...
(Equipe amiga: mãos de obra do trabalho)
Olá Viviane! Gostei muito do seu trabalho. Sou estudante da Faculdade de Educação da UFRJ e faço parte de um grupo de pesquisa, ensino e extensão que trabalha com Diversidade focando exatamente as relações etnico-raciais. Realmente fiquei muito feliz e me identifiquei muito com a sua história (li no blog trança nagô) e também com as oficinas realizadas. Gostaria de conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho... E manter contato! Quem sabe você não me ajuda, estou na metade da Faculdade e pensando no tema da minha Monografia. Desde já agradeço a atenção! Beijos Luciana
ResponderExcluir