Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRICANAS

A semana da Consciência Negra 2011 contou também com uma tarde de contação de histórias africanas e foi uma delícia!!!!

Em minhas andanças, participei de uma oficina com o autor Rogério Andrade especialista em contos africanos, e lá tive o imenso prazer de conhecer Perses Canellas responsável por um Espaço Griot de uma escola pública em Niterói. Uma sala maravilhosa que contempla nossa diversidade étnica e favorece a implementação da lei federal 10.639/03 (estabelece a obrigatoriedade do ensino da História da África e da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas das redes públicas e privadas do país).
Rogério Andrade - Oficina Griot

                                                           Evento em Agosto de 2011


Após ir com minha equipe de trabalho “beber daquela água” conseguimos trazer Perses e seus contos para o projeto.
Foi uma tarde linda e fiquei surpresa por ter conseguido por mais de 1 hora prender nossos jovens sentados e atentos com belíssimas histórias e contos africanos de literaturas infanto-juvenil.

Os jovens ficaram tão empolgados que além de conhecer a África através das histórias e do Mapa que não pode faltar, responder a adivinhações propostas nos contos e cantar músicas em línguas africans ainda tiveram o prazer de produzir suas próprias histórias e dividir com o grupo.

O que aparentemente é um desafio transforma-se numa maravilhosa experiência, aproximando as relações entre África e Brasil, apoiando a luta a favor da diversidade, do respeito e da busca por justiça racial!!!!!


Indico aqui as Edições Paulinas e a Livraria Kitabu que disponibiliza alguns títulos que contemplam a temática da literatura africana.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário